sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Tripla Indignação!


A uns tempos, um tal de Basilio Lopes da Silva andava muito indignado porque descobriu que os Cowboys, da nossa infância e brincadeira eram uma forma americana muito chique de chamar os pastores, variante de vacas.

Ora o senhor tinha razão, mas esqueceu-se de uma coisa. Os Boiadeiros. Os Boiadeiros são cowboys brasileiros. E um cowboy ou boiadeiro poderá sempre ser pastor, mas um pastor nunca poderá ser um cowboy.

Olhem para esta imagem que representa um pastor que o google encontrou:

Alguém imagina este senhor a cavalgar pela pradaria, com uma corda e pistolas atrás de indios e malfeitores? E se fosse alentejano, naquela terra com um calor brutal?!

Já imagino um dialogo:
"Atom se malfetor, vocemesse anda nas minha têrras? Andar daqui antes que me levanti..." E tapa a cabeça com a samarra e dorme mais um bocado.
Ou ele a cavalo "eh bicho, devagari que estou a ficar zonzo com tanta rapideiz..." e o cavalo a trote...

Até o Boiadeiro tem mais pinta. Porque o boiadeiro também um certo charme, pois pode ter sempre associado o cavalo e o nome "Peão". E mesmo não fazendo a minima ideia do Peão brasileiro, em portugal Peão é tipo que anda a pé ou então peça do xadrez que só serve para estorvar. Ou seja, até nisso os gajos são melhores que os nossos pastores.

E sejamos sinceros, qual a piada de um pastor andar a cavalo em Portugal? O cavalo deve ocupar mais espaço que os terrenos de pastoricia...

Enfim, é triste mas é a verdade. Os nossos pastores são tudo menos cowboys... No maximo são cobóis. E cobóis é quase como co-bois, o que significaria semiboi ou  boi menor...E para isso, mais vale serem pastores!

Regresso dos coitadinhos!

Estamos de novo em Setembro, altura do ano em que começa a ficar frio, as folhas caiem e os meninos voltam a escola.

Mas nada disso acontece! Primeiro porque o tempo está tão certo como a próxima barbaridade do Alberto João Jardim, sabemos que vai acontecer algo, não sabemos é o que.

Depois, as aulas regressam, mas os meninos não. Até porque eles não são meninos, são coitadinhos.

Coitadinhos, porque tem de acordar cedo, tem muita horas de aulas, enfrentar a chuva e o frio. Depois, os professores são incompetentes, não explicam nada, os testes são difíceis, os meninos ficam com traumas, têm de ir ao psicólogo...

É a lengalenga do costume. No meu tempo é que era bom!

Primeiro, o tempo era certinho, dividia-se o ano em quatro e já sabíamos o que tínhamos,

Depois o regresso às aulas era feito sem grande celeuma. Íamos e pronto. Ou era isso, ou levávamos na tromba em casa. E nas aulas era para respeitar o professor e estar com atenção. Ou era isso ou levávamos na tromba em casa.E era basicamente esse o esquema. Ou fazes ou levas na tromba. E isso deu educação a muito boa gente. e a má gente também, mas isso agora também não interessa.

Claro que havia gente que levava mais na tromba. Mas suspeito que esse foram todos para o mesmo caminho. Psicólogos. E agora dizem que a culpa é dos professores. De os meninos não aprendem, E do tempo estar assim. E da crise. e das mamas da Ana Malhoa serem estrábicas. E de Fukushima.

E não,não tenho nada contra eles. Eu até gosto de psicólogos...