As duas palavras acima são duas preciosidades. Afinal quantas vezes podemos nós usar o termo "forqueta"? E "pirueta"?
Acho que chegam a ser palavras que estão no léxico português da mesma forma que o Dom Duarte de Bragança. Esquecidas.
E, como tal, precisam de ser avivadas na memória colectiva da população. Porque nunca ninguém foi a lado nenhum de bicicleta se não estivesse lá a forqueta. Falam do Armstrong, do Eddie Merckx e do Joaquim Agostinho. E a forqueta? Sem ela ninguém ia a lado nenhum! Ingratos
A pirueta, embora tenha uma conotação amaricada, como o blazer branco do Markl, é também uma palavra sublime.
Primeiro, pessoas a fazer piruetas ou são bailarinos,ginastas ou praticamentes de patinagem artística - logo, mulheres ou mariconços. Depois, ninguém faz piruetas em carros ou motas, fazem peões, que não sendo a mesma coisa, ou sequer sinonimos, é muito mais másculo e excitante.
Penso que é importante haver uma análise à Lingua Portuguesa e introduzir melhorias.
Afinal, se o Acordo Ortográfico foi ratificado, a aplicação de novos sinónimos para palavras da grandeza da forqueta é coisa normal.
Deixo já uma sugestão. Forqueta podia significar a um casal com capacidade de produzir descência com beleza inóvidavel (viram como usei a palavra inólvidavel).
Oh Anacleto, dá-lhe Brita!
domingo, 9 de janeiro de 2011
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Comboios e Mecânicos da Formula 1
Não sabemos nada e morremos sem saber tudo. E eu não sou excepção.
Hoje a minha cultura foi seriamente aumentada ao saber de factos que desconhecia sobre o antigo regime.
Dizia então o nosso amigo que no tempo da ditadura, as coisas não eram más... Pelo contrário, eram até bem boas. Mas mesmo assim, ele decidiu que mesmo com tanta coisa boa, o melhor a fazer era fugir para a França. Ora, Português que é Português, não morre sem ter estado emigrado na França e ouvir o Toy a cantar em inglês.
E como seria feita a fuga? Obviamente utilizando um meio de transporte rápido, eficaz e com poucas paragens. Portanto, foi de comboio. Apesar de na segunda e na terceira vez a fuga ter sido eficaz, ao viajar ora por baixo do comboio agarrado ao chassis (durante TODA a viagem), que em cima dos vagões, saltitando delicadamente de vagão em vagão como se de uma pequena borboleta pousando num nenúfar se tratasse, a primeira viagem correu mal. E correu mal porquê? A comida não prestava? Foi sentado de costas e enjoou? Percebeu que se tinha esquecido de lavar os dentes com Pekçodente e já estava quase fora do país? Não. Poderia ter sido por qualquer um destes motivos ou até mesmo todos juntos... mas não. A viagem correu mal, porque o nosso aventureiro saltitão foi capturado.
E como foi que um homem tão astuto como este, que ate aguenta horas agarrado à parte de baixo de comboios, caiu nas malhas da lei?! O motivo é simples e passo a citar:
"Ao chegar à fronteira de Portugal com Espanha, o comboio tinha de parar. Porque em Espanha os carris dos comboios são mais largos e não cabiam nas rodas dos comboios. E então, o comboio tinha de parar para trocarem as rodas todas do comboio por rodas mais largas. E isto ainda demorava umas duas ou três horas."
E foi assim a astuta captura do nosso companheiro. Ora... eu não sou especialista nisto, mas parece-me 3 horas para trocar todas as rodas de um comboio é demasiado. Mas, eu sou doutro tempo. Quando eu nasci já essa troca de rodas eram feira por mecânicos aposentados da Formula 1, que com os seus bonés da Ferrari ou da Mclaren, esperavam ansiosamente a chegada do comboio à fronteira, para de imediato o levantarem com um macaco e trocarem as rodas em menos de 1 minuto. E isto inclui a lavagem do vidro da locomotiva e um Big Mac para o maquinista.
Mas como eu comecei por dizer, estamos sempre a aprender. E foi assim que eu hoje fiquei mais culto.
Momento de Cultura
Conheci um boi,
Mas não era um bovino qualquer
Tinha uma atitude de rei,
E gostava de ler
Passava os dias a ler no sofá,
Lia aquilo que a maioria desdenhava,
Começava logo de manhã,
Até que o dia findava
Gostava de Tolstoi e Saramago,
Tal qual um erudito gosta
Um dia decidiu fazer poesia, cum carago!
Mas só escrevia em Alemão e sobre bosta!
De Fani Cano
Mas não era um bovino qualquer
Tinha uma atitude de rei,
E gostava de ler
Passava os dias a ler no sofá,
Lia aquilo que a maioria desdenhava,
Começava logo de manhã,
Até que o dia findava
Gostava de Tolstoi e Saramago,
Tal qual um erudito gosta
Um dia decidiu fazer poesia, cum carago!
Mas só escrevia em Alemão e sobre bosta!
De Fani Cano
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Bolas, se pensarem nisso antes já não havia crise!
Então o governo aumentou o custo do desbloqueio dos automóveis - vulgo jante amarela - para o dobro? Idéia festival mas tardia. Tinham no feito no início da crise e já não havia défice! Afinal não custa nada pagar 60 euros para desbloquear um automóvel! Até havia de ser mais caro. Assim bem que deixava de andar de automóvel e já não me roubavam nas portagens das SCUT, nos combustíveis, etc.
Outra idéia era possívelmente decretar que todos tínhamos de doar dinheiro para esses serviços. Afinal, entre pagar 150 euros por um carro bloqueado e rebocado preferia doar. É que assim fazia conscientemente e não me sentia violentado sempre que me preciso deslocar para trabalhar.
Se soubesse antes tinha comprado um cavalo, ao menos assim ligava--me e deixava sempre um "presente" por onde passasse!
Oh Anacleto, dá lhe Brita!
domingo, 2 de janeiro de 2011
2011 é que é.
Ora, mais do que o post mariconço que está abaixo deste, venho avisar que este ano é que vai ser. Esqueçam o aumento do IVA e dos combustiveis, deixem de lado as redução das deduções no IRS, isso é pouco para o que vai acontecer!
Este ano, este blog vai partir tudo!
Preparem-se para tudo, pois não será o suficiente.
P.S.: Tudo o que foi dito anteriomente é resultado de uma bebedeira de ano novo ainda por curar. os autores deste blog pedem desculpa por elevar as expectativas para as defraudar de seguida. Não queremos de forma alguma cumprir os deveres do governo.
Este ano, este blog vai partir tudo!
Preparem-se para tudo, pois não será o suficiente.
P.S.: Tudo o que foi dito anteriomente é resultado de uma bebedeira de ano novo ainda por curar. os autores deste blog pedem desculpa por elevar as expectativas para as defraudar de seguida. Não queremos de forma alguma cumprir os deveres do governo.
Ano Novo...
...blog velho. Ele já existe, mas vai ganhar vida durante os próximos tempos. Está prometido.
Novidades sobre este assunto em breve.
Subscrever:
Comentários (Atom)